Panqueca Holandesa / Dutch Baby
Sabe aqueles pratos que quando criança você pensa:"quando crescer vou fazer isso."?
Lembro como se fosse hoje que a primeira vez que vi essa panqueca foi num programa de culinária gringa (sempre adorei programas de culinária). Fiquei aguando em casa e na época nem imaginava o quão simples era. E agora, crescida, voltei a vê-lo passando no meu feed do Pinterest. Dei uma olhada em algumas receitas e surpresa: É mais fácil do que aparenta. A gente só precisa de uma frigideira de ferro pra ficar exatamente igual ao original, mas na falta dela, faz uma gambiarra como eu: use uma forma de bolo redonda ou um prato de esmalte que também funciona.
Ingredientes:
Massa:
03 ovos
01 xícara de farinha de trigo
01 xícara de leite integral
03 colheres de açucar cristal
02 colheres de manteiga
01 pitada de sal
Essência de baunilha ou raspas de laranja
Açúcar refinado para polvilhar
Recheio:
Frutas variadas + calda da sua preferencia
Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador (exceto o fermento e a manteiga) até obter uma mistura homogênea. Coloque o fermento e misture com uma colher, reserve. No fogão coloque a frigideira de ferro, uma forma ou um prato de esmalte para esquentar, despeje a manteiga e quando ela já estiver derretida, com o fogo apagado, mas com o recipiente ainda quente, coloque a massa.
Como fiz em pratos, dividi em duas porções. Depois de colocar no seu recipiente é só levar para assar em forno pré-aquecido a 180cº por aproximadamente 20 a 30 minutos.
Observe que num primeiro momento ela infla, assa e ao sair do forno ela desce. Não se assuste, pois isso é normal e o esperado. Depois é só polvilhar açúcar e rechear como quiser. Usei frutas, leite condensado e creme de leite. Bem básiquinha.
Como a massa é mais liquida ela não é tão macia quanto um bolo, nem se parece com as panquecas americanas. É bem diferente, mas muito saborosa.
Vale a pena experimentar.
Servi no café da manhã dos meus amores.
Por hoje é só.
Beijo, abraço e até!
Ps.: Essa panqueca também tem outras versões salgadas. Use o Pinterest pra ver mais inspirações.
Já aproveita e me segue por lá clicando aqui.
0 comments:
Postar um comentário